Servas de Maria Auxiliadora: a serviço do canto
O Portal Schola Cantorum está começando a partir do mês de junho uma série de publicações sobre a atuação de nossos cantores e músicos no âmbito de nossa Administração Apostólica. O objetivo é mostrar a história e o desenvolvimento das atividades desses grupos em suas respectivas paróquias, quase-paróquias, reitorias, capelas, escolas de canto etc...ou ainda divulgar o trabalho de instrumentistas ou orquestras e a efetiva participação de todos na vida da Igreja. Também, para incentivar os nossos leitores pelo exemplo dos que se dedicam ao estudo da música e do canto, especialmente o canto litúrgico.
Feita a introdução passamos então à entrevista concedida pela Revma. Madre Maria de Lourdes dos Santos Anjos, que é a Superiora das Servas de Maria Auxiliadora, instituto religioso sediado na Paróquia Pessoal de São Geraldo Magella em Campos dos Goytacazes, sob a direção espiritual do Revmo. Pe. José Gualandi – Pároco, que nos autorizou a veicular essa matéria.
Entrevista
- Portal Schola Cantorum: Madre Lourdes, primeiramente agradecemos ter disponibilizado parte de seu tempo para essa entrevista. Poderia descrever como é a atividade do Convento da Servas de Maria Auxiliadora?
- Madre Maria de Lourdes: As nossas atividades são simples: como a nossa regra prevê a vida ativa e contemplativa, nos dedicamos à oração, meditações e adoração ao Ssmo. Sacramento. Temos também a graça de participarmos todos os dias da Santa Missa, que é rezada em nosso convento. No mais, nos dedicamos aos trabalhos, todos os dias. Alguns trabalhos domésticos e outros docentes, já que algumas de nossas irmãs são também professoras do ensino fundamental, atuando no Colégio São Geraldo.
- Portal Schola Cantorum: Quais outras regras fazem parte da vida conventual?
- Madre Maria de Lourdes: Todos os dias rezamos o Ofício Divino e à noite cantamos as Completas de forma solene. Afora as regras, há os trabalhos manuais e também um tempo para o estudo, incluindo estudo de música.
- Portal Schola Cantorum: Madre, por falar em música, quantas irmãs estudam teoria e prática musical e como se dá a divisão das responsabilidades no coro?
- Madre Maria de Lourdes: primeiramente duas de nossas irmãs apenas estudam teoria e pratica no órgão uma vez por semana, com 2 horas de aula particular. Uma das responsabilidades das irmãs coristas é participar dos ensaios, todas as terças, quartas e sextas-feiras. Os ensaios tem dupla finalidade: estudar o canto do ofício, conforme o tempo lítúrgico e também preparar o coro para as missas dominicais e principais solenidades. Sobre a divisão do coro, temos uma escala para as leitoras, porém as que tocam são fixas.
- Portal Schola Cantorum: Como a senhora vê a influência do canto da irmãs, quando atuam fora do convento, como por exemplo nas missas?
- Madre Maria de Lourdes: vejo que o nosso coro pode sim exercer uma influência positiva nos fiéis, que ao ouvir o nosso canto, tem a oportunidade de contemplar a liturgia de uma forma mais nobre, por assim dizer. Sabemos que grande parte dos fiéis de nossa paróquia não tem acesso ao missal dominical, logo o nosso canto - principalmente o canto gregoriano - pode servir para melhorar a piedade e atrair cada vez mais pessoas para Nosso Senhor, embora da parte do povo se exiga muito do aprendizado. Aliás, dentre as comunidades religiosas da Administração Apostólica, somos a única cujo coro não é misto, isto é, não participamos de um coro paroquial. Logo, somos responsáveis em prover o canto em todas as situações, inclusive na Semana Santa. Eventualmente, somos convidadas a nos unirmos ao Coral São Boaventura da Paróquia de N.Sra do Terço em suas festividades, o que fazemos com muita alegria.
- Portal Schola Cantorum: como foi a experiência de terem participado da Solenidade de Corpus Christi, no último dia 20 quinta-feira, cantando juntamente com o grande coro formado para a missa pontifical ?
- Madre Maria de Lourdes: foi uma grande alegria, primeiro porque sempre participamos nessas cerimônias como ouvintes do canto, claro, participando na parte que cabe aos fiéis, mas desta vez cantamos unidas ao coro principal. Ficamos muito felizes com o convite, ainda mais pela chance que tivemos de participar dos ensaios e por ter aprendido novos cantos, entre eles os polifônicos.
- Portal Schola Cantorum: Madre Lourdes, em nome do site "Schola Cantorum - Portal dos Músicos da Administração Apostólica" agradeço mais uma vez a entrevista e parabenizo as reverendas irmãs por todo o trabalho desenvolvido até aqui, principalmente por trazerem em todas as missas o Canto Gregoriano que além de belo é o canto oficial da Igreja. Bom domingo e saudações às irmãs!
Comments