Mês do Santo Rosário - Vamos Rezar e Cantar
- Blog Schola Cantorum
- há 21 horas
- 4 min de leitura
Atualizado: há 46 minutos
Nesse Mês do Santo Rosário meditanos nas alegrias, nas dores e nas glórias da vida de Nossa Senhora. Quando rezamos o rosário ou cantamos os hinos marianos, tecemos uma coroa de louvores à Mãe do céu. Embora jamais consigamos repetir essas preces e cantos tal qual os Anjos e os Santos as repetem ininterruptamente na glória celeste, Maria entende que e aqueles que a amam aqui na terra o fazem por amor, ao mesmo tempo que suplicam o perdão e miseriórdia de seu Divino Filho, pois Maria é a Medianeira.
São José Maria Escrivá, que nos deixou belissimos estudos sobre a devoção mariana, assim fala da reza do Santo Rosário: “Virgem Imaculada, bem sei que sou um pobre miserável, que não faço mais do que aumentar todos os dias o número dos meus pecados...” Disseste-me o outro dia que falavas assim com a Nossa Mãe. E aconselhei-te, com plena segurança, que rezasses o terço: bendita monotonia de Ave-Marias, que purifica a monotonia dos teus pecados!" (Sulco 475 )
E, continua: "O que são as Ave-Marias e o Angelus senão louvores ardentes à Maternidade divina? E no Santo Rosário - essa maravilhosa devoção que nunca me cansarei de aconselhar a todos os cristãos - passam pela nossa cabeça e pelo nosso coração os mistérios da conduta admirável de Maria, que são os próprios mistérios fundamentais da fé. (Amigos de Deus, 290)
O Santo Padre Bento XVI (in memoriam) afirmou em uma de suas catequeses que o canto do "Magnificat" deve soar como modelo de fé: Bento XVI descreveu o Magnificat (o cântico de Maria no Evangelho de Lucas) como um "hino de fé e amor" que brota do coração da Virgem Maria. Ele exortou os católicos a centrarem suas vidas em Deus, fonte de alegria, assim como Maria fez neste canto, expressando sua total adesão à vontade divina. Eis o resumo da catequese:
Expressão da Igreja: O Papa emérito ensinou que o Magnificat não é apenas o canto de Maria, mas o "canto de exultação da Igreja", que na terra já se alegra pelas grandes obras de Deus e O louvará eternamente no céu.
A música como parte da liturgia: De modo mais amplo, Bento XVI sublinhou a importância da música sacra na liturgia, afirmando que ela não é um acessório ou uma "decoração", mas parte integrante da própria liturgia, cooperando para nutrir e expressar a fé. Os cantos marianos, nesse contexto, têm um papel especial na devoção e na orientação das almas a Cristo.
Devoção mariana: Ele incentivou a devoção mariana, vendo a figura de Maria como uma força capaz de direcionar as almas para Cristo. Os cânticos e orações marianas são, portanto, um meio para os fiéis se aproximarem de Jesus.
Para finalizar essa matéria, o Site Schola Cantorotum AASJMV deixa abaixo uma coletânea de hinos Marianos, os mais belos - tanto em vernáculo, quanto em latim, publicados por Junior Fogiatto (in memoriam), os quais constam em acervos de alguns sites de partituras, com livre download. Esperamos, que os nossos caros leitores possam fazer uso do material e que rezem pelo descanso eterno desse grande devoto e benfeitor, que trabalhou voluntariamente para propagar a música sacra e, que Deus o levou ainda da tenra idade deste mundo.
Cantos em Português:
A teus pés, Virgem Bendita
A Treze de Maio
Adeus, oh Virgem Santa
Ao trono acorrendo
Ave Maria - Mons. Frisina (português)
Ave, oh Maria imaculada
Com minha Mãe estarei
Companheira Maria
Consagração a Nossa Senhora
De alegria vibrei no Senhor
Dai-nos a bênção
Do Prata ao Amazonas
Eia, povo devoto
Espero ter a dita
Eu canto louvando Maria
Filha de Sião
Graças vos demos à Senhora
Imaculada, Maria de Deus
Imaculada Virgem Maria
Invocação ao Doce Coração de Maria
Mãezinha do céu
Mais que a aurora
Maria, minha Mãe Maria
Maria, teu lindo Nome
Na longa estrada da vida (Perpétuo Socorro)
Neste dia, oh Maria
Oh. Mãe, por intermédio
Oh, Maria Santíssima:
Ó Rainha celestial
O Santo Rosário
O Senhor fez em mim Maravilhas
Rogai por nós oh Mãe tão Pia
Salve, oh Mãe, salve oh virgem Santíssima
Salve, oh Santa Mãe de Deus
Salve Rainha Mãe de Deus
Teus filhos, Maria
Virgem Mãe Aparecida
Viva a Mãe de Deus e nossa
Cantos em Latim:
Alma Redemptoris Mater
Angelus Domini
Angelus ad Virginem
Ave Maria - gregoriano
Ave Maris stela - gregoriano
Ave Maris stela - popular
Ave, Regina coelorum
Ave, Virgo gratiosa
Flos Carmeli
Magnificat
Magnificat - II
Maria, Regina Mundi
O Maria virgo pia
Regina Coeli - Solene
Regina Coeli
Salve Mater misericordiae
Salve Regina - Solene
Salve Regina
Salve Regina coelitum
Stabat Mater - gregoriano
Sub tuum praesidium
Tota pulcra es, Maria
Stella Caeli
Excelente!