top of page
Buscar

Pode um católico ouvir qualquer música?



Música Secular

Recentemente me perguntaram se ouvir músicas seculares era pecado. Mas antes de responder a esta pergunta eu gostaria de partilhar com vocês: afinal, o que é pecado?

Pecado é tudo aquilo que nos tira da comunhão com Deus e com o próximo. O catecismo nos orienta que "o pecado é uma falta contra a razão, a verdade, a consciência reta; é uma falta ao amor verdadeiro para com Deus e para com o próximo, por causa de um apego perverso a certos bens. Fere a natureza do homem e ofende a solidariedade humana. Foi definido como uma palavra, um ato ou um desejo contrários à lei eterna". (§1849 - Trecho do Catecismo da Igreja Católica)

O catecismo também nos diz que, na verdade, “a raiz do pecado está no coração do homem, em sua livre vontade, segundo o ensinamento do Senhor: "Com efeito, é do coração que procedem más inclinações, assassínios, adultérios, prostituições, roubos, falsos testemunhos e difamações. São estas as coisas que tornam o homem impuro" (Mt 15,19-20). No coração reside também a caridade, princípio das obras boas e puras, que o pecado fere”. (§1853 - Trecho do Catecismo da Igreja Católica)

Entendendo melhor o que é o pecado, podemos agora esclarecer melhor esta pergunta sobre as músicas seculares.

Eu conheço, e creio que você também conhece, muitas músicas que não são cristãs, mas são lindas músicas que falam sobre a vida, a amizade, o amor, etc, como também conhecemos músicas imorais que "pregam" a promiscuidade, o desamor, etc.

O que ocorre é que não podemos generalizar dizendo que as músicas seculares não prestam e não devem ser ouvidas, são pecado e coisa do tipo. Aqui precisamos ter o discernimento daquilo que realmente nos faz bem em nossa caminhada. Será que as músicas que ouço me fazem crescer como pessoa e como filho (a) de Deus? Estas músicas ferem a fé que professo em Nosso Senhor Jesus Cristo?

Não há problema algum ouvirmos músicas seculares que não contrariem os valores morais e evangélicos que acreditamos. O grande desafio está em sabermos discernir aquilo que é bom do que não é, pois infelizmente há músicas que não nos ajudam em nada em nosso caminho de santidade e por vezes nos atrapalham, sem percebermos, em buscar a vontade de Deus que é a nossa santificação!

Há muitas músicas seculares que se prestarmos a atenção em sua letra, elas nos refletem sobre os valores importantes em nossa caminhada. Quem já não se emocionou ao ouvir a música: “Como é grande o meu amor por você”, ou ainda a música “Fogão de lenha”, “Pai”, “Apenas mais uma de amor”, “Aquarela” e tantas outras que mexem conosco, nos confortam e nos deixam em paz com sua melodia, não é mesmo? Inclusive em um momento de adoração que tive a oportunidade de estar presente em minha paróquia, quem estava conduzindo aquele momento, nos falou da experiência que teve com a música: “Quando a chuva passar” e que Deus lhe falou por meio daquela música.

E é isso mesmo que acontece, pois Deus age das mais diversas maneiras para chamar a nossa atenção. E saiba que a intenção do coração pesa muito quando cantamos uma música, pois bem podemos cantar uma música cristã, mas cantarmos da boca para fora e não vivenciarmos aquela letra em nossas vidas, como também podemos cantar uma música secular, como algumas destas citadas, e vivenciar a letra em nossa relação com o Senhor e com nosso próximo.

Portanto, nada de sair por aí dizendo, que uma música ou outra é pecado, mas devemos sim ter "o discernimento para sabermos o que é da vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito". (Romanos 12, 2)

Autor: Eduardo Santos

Blog Pura Graça de Deus

puragraçadedeus.blogspot.com.br

60 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page