top of page

Solenidade da Sagrada Família

  • Foto do escritor: Blog Schola Cantorum
    Blog Schola Cantorum
  • há 2 dias
  • 5 min de leitura
Introito: Exsúltat gáudio pater Justi, gáudeat Pater tuus et Mater tua, et exsúltet quæ génuit te. Ps. Quam dilécta tabernácula tua, Dómine virtútum! concupíscit et déficit ánima mea in átria Dómini. (Exulte de alegria o pai do Justo; regozijem-se vosso Pai e vossa Mãe, e a que Vos gerou.  Corno são amáveis os vossos tabernáculos, Senhor dos exércitos! Desfalece a minha alma, suspirando pelos átrios do Senhor.)


Festa de 2ª Classe- Missa Própria


Nesse domingo celebramos a Festa da Sagrada Família. "Com a Igreja fazemos hoje uma visita à casa de Nazaré. A Sagrada Família é um exemplo para a família cristã. Sigam os filhos o exemplo de Jesus, que era submisso a seus pais. O pai imite a S. José e a mãe veja em Maria Santíssima um modelo de esposa e mãe cujas virtudes encontramos na Epístola e no Evangelho. Para a execução de nossos propósitos, imploramos nas Orações as graças do Alto, e assim, também em nossas casas reinará a paz de Jesus Cristo". (Missal Quotidiano - D. Gaspar Lefebvre, 1963). Na primeira leitura (Colossenses - 3, 12-17), São Paulo Apóstolo nos adverte

"Como eleitos de Deus, santos e diletos, revesti-vos de entranhada misericórdia, de benignidade, humildade, modéstia e paciência. Suportai-vos uns aos outros, e perdoai-vos mutuamente, se um tiver motivo de queixa contra o outro.
E continua:"...Como o Senhor vos perdoou, assim fazei também vós. Acima de tudo isso, tende caridade que é o vínculo da perfeição. Triunfe em vossos corações a paz do Cristo, para a qual também fostes chamados num só Corpo; e sede agradecidos."
Então, para refletirmos de maneira mais profunda sobre esses apelos de São Paulo no que tange as virtudes, as quais que devem reger os esposos e esposas e filhos, tomando como exemplo a Sagrada Família de Nazaré, trouxemos uma pequena catequese do Rev. Pe. Maurice Emelu - Fundador do "Gratias Vobis Ministries" - Diocese de Orlu - Nigéria.

"A santidade da Sagrada Família provém da centralidade da presença constante de Deus em suas vidas. Com Cristo, o Senhor, no coração do seu lar, eles oferecem um modelo claro de santidade familiar. Visto que somente Deus é santo (Apocalipse 15:4; 1 Pedro 1:15-16), a santidade pertence somente a Ele. Contudo, Deus convida a todos e a todas as famílias a participarem da Sua santidade pelo poder da Sua graça. Aqui estão dez qualidades que toda família que busca a santidade pode cultivar pela graça divina. Elas incluem reverência, honra e respeito, compaixão e perdão, sacrifício, paz e gratidão, unidade e propósito compartilhado, obediência e humildade, responsabilidade e cuidado, compromisso com o crescimento e amor. Comecemos pela reverência.


1. Reverência a Deus

Uma família sagrada coloca Deus no centro de suas vidas. A Sagrada Família de Nazaré (Jesus, Maria e José) é o exemplo mais puro.


O Senhor Jesus é aquele de quem o Pai declarou: “Meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mateus 3:17). Jesus falou do Pai: “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou” (João 4:34). Ele confirma essa mesma disposição em diversas passagens, como João 5:19; 8:29 e Mateus 6:9.


A Virgem Maria dedicou-se a Deus desde a infância, vivendo uma vida de constante reverência e honra a Ele. "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua vontade" (Lucas 1:38).


José também reverenciava a vontade de Deus em sua vida e missão. Mateus 1:19-24 descreve como ele viveu em obediência e reverência às diretrizes divinas.


Jesus, Maria e José demonstram sua reverência como família por meio de sua peregrinação anual a Jerusalém e da devoção de Jesus à casa de Seu Pai (Lucas 2:41-52). A celebração da Páscoa reflete profunda gratidão a Deus por libertar Seu povo da escravidão. Uma família que reverencia a Deus submete-se ao Seu reinado, permitindo que Ele molde suas vidas segundo a Sua santidade.


Dez qualidades da Sagrada Família

A Sagrada Família e um Pastor, pintura de Ticiano, da Canva


2. Honra e Respeito

Os membros de uma família sagrada honram e respeitam uns aos outros.

Sirácide ensina que honrar os pais expia os pecados, garante orações atendidas e edifica uma casa de justiça (Sirácide 3:2-6, 12-14). Honrar os pais traz bênçãos como perdão, fertilidade e longevidade. Essas ações refletem o compromisso da família com o plano de Deus para a harmonia e o respeito.


3. Compaixão e Perdão

Compaixão, paciência e perdão unem uma família em amor, o vínculo da perfeição (Colossenses 3:12-14).

A Sagrada Família exemplifica essas virtudes. São Paulo exorta a “revestir-se de bondade, humildade, mansidão e paciência”. Uma família que busca a santidade pratica essas qualidades, perdoando-se mutuamente e suportando os fardos com compaixão semelhante à de Cristo.


4. Amor Sacrificial

Uma família sagrada abraça o altruísmo e o amor sacrificial. Ana, por exemplo, dedica seu filho Samuel a Deus (1 Samuel 1:20-28).

Amor sacrificial significa colocar as necessidades dos outros acima das próprias em prol de um bem maior. Os pais frequentemente personificam isso fazendo sacrifícios pelas necessidades, educação, bem-estar e futuro de seus filhos. Esse amor altruísta reflete o próprio amor sacrificial de Deus pela humanidade: “Ele deu a sua vida por nós” (1 João 3:16).


5. Paz e Gratidão

Uma família santa permite que a paz de Cristo reine em seus corações e cultiva um espírito de gratidão (Colossenses 3:15-17).

A paz reflete a presença e a santidade de Deus. As famílias se fortalecem quando escolhem resolver conflitos com compreensão e gratidão, em vez de lutar para provar quem está certo. Rancor e discussões acaloradas destroem lares. Celebrar as qualidades e contribuições de cada um promove uma harmonia duradoura. Em casa, é importante aceitar as divergências. Lembre-se sempre: as coisas não precisam ser sempre do nosso jeito.


6. Unidade e Propósito Compartilhado

Andar nos caminhos de Deus une uma família. O Salmo 128 descreve a harmonia, onde os membros da família prosperam juntos como videiras frutíferas e oliveiras. Uma família santa trabalha em prol de objetivos comuns, enraizada na fé e no amor mútuo, criando um senso de propósito e plenitude.


7. Obediência e Humildade

A obediência fortalece a santidade. Jesus demonstra isso ao se submeter a Maria e José (Lucas 2:51).

As Escrituras chamam os filhos a obedecerem a seus pais em tudo o que agrada ao Senhor (Colossenses 3:20). Contudo, quando as exigências entram em conflito com os ensinamentos morais de Deus, a santidade requer priorizar a obediência a Deus. Tanto pais quanto filhos crescem em humildade ao colocarem a vontade de Deus acima de tudo.



8. Responsabilidade e Cuidado

Uma família sagrada assume a responsabilidade uns pelos outros, especialmente pelos idosos e vulneráveis.

Sirácide chama os filhos a cuidarem dos pais idosos, prometendo que a bondade para com eles jamais será esquecida (Sirácide 3:12-14). Deus recompensa os atos de compaixão. Ele se lembra deles com misericórdia e bênçãos.


9. Compromisso com o Crescimento

Uma família santa nutre o crescimento intelectual, espiritual e emocional de seus membros.

Depois de passar um tempo no templo, Jesus retorna para casa para crescer em sabedoria e graça diante de Deus e dos outros (Lucas 2:52). O crescimento acontece quando as famílias se encorajam mutuamente a abraçar as oportunidades de aprendizado e formação espiritual e a viver a vida abundante de Cristo (João 10:10).


10. O amor como alicerce

Acima de tudo, o amor une uma família santa. O amor é o vínculo da perfeição e o cumprimento do mandamento de Deus de amar uns aos outros (Colossenses 3:14; 1 João 3:23).


Esse amor altruísta e incondicional permite que os membros da família reflitam o amor de Deus, transformando seu lar em um lugar de santidade e graça.


Essas qualidades guiam as famílias que se esforçam para refletir a santidade, o amor e a unidade da Sagrada Família de Jesus, Maria e José. Aspirar a essas virtudes abre as portas da família para bênçãos como o favor divino, a paz, as orações atendidas e a vida eterna. Na meditação a seguir, discuto as dez bênçãos de uma família sagrada.


Ler Mais sobre Pe. Maurice Emelu:


Pe Maurice Emelu - Ministério Gratia Vobis
Pe Maurice Emelu - Ministério Gratia Vobis



 
 
 

2 comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Eduardo
há 2 dias
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Excelente texto , nos faz refletir ainda mais o poder da família que muitos consideram sagrada! Pais eternamente são abençoados pelo sacrifício simples de serem pais responsáveis!

Editado
Curtir

Convidado:
há 2 dias
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Jesus, Maria e José, a nossa família vossa é !

Curtir
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
  • Instagram Basic Black

© 2023 por Notas Musicais.

Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page