top of page
Buscar

MAIS QUE UMA HISTÓRIA - CORAL REGINA COELI


CORAL REGINA COELI



Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

e São Judas Tadeu - Nova Iguaçu

Embora que desde o início da comunidade sempre existiu um pequeno grupo responsável pelo canto, foi somente no ano de 2003, por incentivo do Padre Rafael Lugão, o Coral oficializou o nome Regina Coeli e recebeu seu Regulamento.

Isto se comprova por correspondência enviada a cada membro, pelo Revmo. Padre Rafael no dia 26/08/2004, parabenizando os membros pelo primeiro ano de "fundação" após receber o regulamento e uso oficial do nome. Nesta carta o padre recordava o grande impulso que foi a visita do Coral São João Bosco, de Varre-Sai, que cantou uma missa em nossa igreja no dia 24/05/2003.

Conforme depoimento de Marluce Almeida: “Quando entrei na Igreja em outubro de 1992 já existia o Coral formado com dona Judith, Luciano e sua esposa Luzinete (Nete), a irmã dele Adriana, a mãe dona Diva, dona Guil, dona Helena, Roberto, Rosângela (Quita). Eu entrei em janeiro ou março de 1993. Era o Coral do Rodilândia apenas, sem nenhum nome específico. O Organista era o Manoel e quem nos ensaiava era o Pe. José Edilson, onde hoje é a sala paroquial, ainda em obra, entre escoras e tábuas da laje, na Igreja mesmo ou no côro. Geralmente ensaiávamos às 16:00hs, antes da missa, senão me engano, quinta-feira e aos sábados. Depois passamos a ensaiar após a missa de domingo.

Com o Pe. Edilson sempre ensaiamos à capela, ele nos regia. E o Manoel no domingo com o órgão.

Em todas as festividades (almoço, festa do padroeiro, Natal) o Coral se apresentava com músicas folclóricas, tipo (“Dó, ré, mi”, “Capelinha de melão”, “Frei Martinho”, “Viva o Brasil”, “A Camponesa” e outras com divisão de vozes intercaladas.

Quem geralmente puxava os cânticos na missa era dona Judith ou dona Diva. Depois com o passar do tempo começou a ser eu, a pedido do Pe. Edilson.”

Por seu turno, o Pe. José Edilson informou que o membro mais antigo do Coral, quando as missas ocorriam na casa de dona Judith, e que ainda participava ativamente até há pouco tempo, era a Sra. Maria de Lourdes Gaudêncio.

Inúmeras são as pessoas que passaram pelo Coral desde seu início e que muito contribuíram e que não há como nominar a todas neste momento, sendo certo que, dos membros mencionados no depoimento de Marluce, devemos ressaltar o nome de Luciano, atualmente regente do Coral Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Volta Redonda, sua esposa Luzinete e sua irmã Adriana. Dona Guil, que atualmente não faz parte, vem a ser a mãe do Monsenhor José de Matos Barbosa, sendo Rosângela (Quita) sua irmã e Roberto, acima citado, participa do Coral Dom Antônio de Castro Mayer. Dona Helena e Manuel, cantam com o povo, pois passaram a frequentar mais a Igreja de São José.

Se devemos gratidão a santa visita do Coral Varresaense, para impulsionar o Coral Regina Coeli, devemos o modelo de regulamento ao Coral Maria Imaculada da Paróquia Pessoal do Imaculado Coração de Maria de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, o qual forneceu subsídios para a feitura do nosso regulamento, em uso até a presente data.

O primeiro desafio foi ensaiar a Missa "Te Deum Laudamus" de Perozzi, que efetivamente foi cantada pela primeira vez no dia 12/10/2003, data esta considerada um marco na existência do coral, até porque, além de ser o dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, é o dia de aniversário de ordenação do Revmo. Padre José Edilson de Lima, que completava nesse dia, 18 anos de sacerdócio.

Com o incentivo recebido e graças ao trabalho do Padre Rafael, que assumira os ensaios, até então aos cuidados dos padres José Edilson de Lima e José Geraldo de Freitas Júnior, sendo o primeiro desde os primórdios, foram providenciadas as impressões dos pequenos livros de canto "Cantemos a Jesus Sacramentado" e "In Commemoratione Omnium Fidelium Defunctorum" , além de um impresso especialmente com a “Missa de Angelis" com capa azul, este, por iniciativa do Padre Alci Andrade da Silva.

De Dom Fernando Arêas Rifan, nosso Bispo Administrador, pedimos e recebemos cópias de partituras dos hinos em uso na igreja principal e cessão por meio digital do conteúdo de cânticos do nosso missal dominical, até a adoção do atual “Cantate Dominum”.

Recebemos por doação, coleções inteiras do acervo para órgão e canto orfeônico das professoras Norah Ribeiro da Silva (que foi organista da Catedral de Nova Iguaçu por mais de 50 anos) e Joanna Schimid, fundadora e grande benemérita do Jardim Colégio Menino Jesus, e também benemérita da nossa comunidade.

O acervo musical continua crescendo graças a internet e ao intercâmbio com o Coral Dom Antônio de Castro Mayer, de Bom Jesus do Itabapoana, através do organista e professor de música Tadeu de Almeida.

Desde 2010, o canto passou a ser acompanhado por um órgão litúrgico do fabricante VISCOUNT, de procedência italiana, que em muito abrilhantou as apresentações, apesar de ser um modelo básico Cantorum VI.


"Wachet auf ruft uns die Stimme" JS Bach (BWV 645)

Anteriormente a denominação de Coral Regina Coeli, tivemos a honra de cantar uma “Missa de Angelis" no dia 06/12/2002, na Catedral de Nova Iguaçu, em memória do saudoso Padre João Musch, que foi pároco por 37 anos na mesma catedral, oportunidade que vimos retornar aquele sagrado solo a missa dita de São Pio V, após mais de trinta anos de ausência, a qual foi prestigiada por diversos representantes do clero iguaçuano, no mesmo ano de fundação da Administração Apostólica São João Maria Vianey.

O Coral apresenta-se anualmente nas Igrejas Nossa Senhora da Piedade, no bairro da Piedade, no dia de sua padroeira e ocasionalmente no Santuário de Nossa Senhora da Penha, sendo convidado regularmente para cantar missas em outros lugares também, sem prejuízo de sua presença a cada domingo na sua Igreja Sede.

Com a graça de Deus, esperamos que para o futuro, possamos continuar melhorando cada dia, para, cantando, louvar o Senhor e contribuir para a conservação do senso do sagrado em nossas igrejas e celebrações.


232 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page