top of page
Buscar

Um Projeto ousado !


O "Schola Cantorum" entrevistou Luciana Lemes, uma jovem musicista que está fazendo história após sensibilizar as pessoas da Diocese de Lorena - SP a buscar fundos para restauração do órgão de tubos da Catedral de Nossa Senhora da Piedade. O instrumento é um órgão Cavaillé-Coll, um dos treze desembarcados no Brasil no século 19, como doação da Baronesa de Santa Eulália, irmã do Conde de Moreira Lima, para a Catedral de Lorena em 1889. Apenas outros quatro estão espalhados pelo Brasil, em Curitiba, São Paulo, Belém e Campinas. “Ele foi criado pelo organeiro Aristide Cavaillé-Coll e se trata de um instrumento muito raro, já que apenas quinhentas unidades foram produzidas em todo o mundo”. Acompanhe a entrevista com Luciana Lemes.

Schola Cantorum - Luciana Lemes, boa tarde, gostaríamos de agradecer pela generosidade em conceder essa entrevista. Poderia falar um pouco da sua trajetória musical ?

Luciana Lemes - o meu contato com a música se deu através da minha mãe, ela era quem animava as celebrações aqui na catedral de Lorena e, também participava do coral da igreja. Então, desde pequena eu a acompanhava nas missas e celebrações. Foi por aí que comecei a ter interesse pelo teclado. Mais tarde obtive uma bolsa de estudos em piano, aqui no Conservatório da cidade, começando então os meus estudos com aprofundamento em piano.

Schola Cantorum - O que a levou a ter interesse pelo órgão de tubos ?

Luciana Lemes - Bem, veio para a catedral de Lorena um organista muito interessado. Aliás, ele era historiador também e, se interessou pelo órgão da catedral, instrumento esse que não sabíamos exatamente o que era. Não sabíamos exatamente o que tínhamos no coro. Parecia até interessante, talvez pelo seu móvel, mas nós não sabíamos a sua dimensão, sua proporção. Não sabíamos o que era aquilo lá. Então, esse organista apareceu na catedral e, tomou a iniciativa de formar um coro. A partir daí, nós começamos a cantar do coro da igreja, utilizando o órgão nas celebrações litúrgicas. Nessa época, quando tinha meus 12 anos de idade, foi quando comecei a me interessar por esse instrumento. Tomei algumas lições com esse professor, mas no ano de 2011 ele veio a falecer. O grande sonho do nosso professor era que esse órgão fosse restaurado.

Schcola Cantorum - Qual a importância desse instrumento na sua vida ?

Luciana Lemes - Esse órgão de tubos é histórico e não deve ser restaurado por qualquer pessoa, somente por um especialista em órgãos franceses, no caso um órgão Cavaillé-Coll. Comecei, então, a buscar esse sonho que o meu professor não conseguiu realizar e, através disso, fui descobrindo coisas muito importantes e valiosas sobre esse instrumento histórico, em especial esse órgão da Catedral de Lorena, o que está me motivando a buscar formas, meios, pessoas para me ajudar a restaurar esse instrumento. Então conheci a Dra. Shelly Moorman ( PHD e Professora de música do Lebanon Valley College, Pennysilvania, e uma renomada pianista e organista, que teve como professor Rachmaninoff).

Schcola Cantorum - Soubemos que você participou de um curso de restauração e afinação de órgãos. Como foi essa experiência?


12573801_489792164555858_4902624521967048397_n

Luciana Lemes - A partir do contato com a Dra. Shelly Moorman as portas se escancaram, por assim dizer. A Dra Shelly Moorman me permitiu um intercâmbio nos Estados Unidos. Através desse intercâmbio tive a oportunidade também de trabalhar como estagiária em uma organaria, vindo a participar do trabalho de restauro de órgãos de tubos. Desde então, a minha vida tomou uma dimensão totalmente diferenciada. Vale citar também que, já no ano de 2014, época em que começamos a sonhar com o projeto de restauro do órgão de Lorena, comecei a trabalhar paralelamente com a música litúrgica dentro da igreja, atuando por dois anos e meio no Santuário Nacional de Aparecida como organista e cantora. Atualmente, após ter retornado da viagem, estou atuando aqui na Diocese de Lorena como assessora de música litúrgica.

Schcola Cantorum - Luciana, que mensagem poderia deixar para o jovens da nossa Administração Apóstólica São João Maria Vianney, especialmente para os músicos e cantores?

Luciana Lemes - Eu gostaria de deixar uma mensagem de incentivo a todos os jovens que estão atuando nas pastorais, nos movimentos das igrejas. Que eles perseverem. A palavra principal é perseverar. Perseverança nos seus sonhos, colocando tudo nas mãos de Deus. Que seja feita primeiramente a sua vontade, que façamos tudo do jeito, da forma como Deus quer, aceitando a sua vontade e o que Ele determinar para nosso caminho e nossa missão. É importante colocarmos nas mãos de Deus os nossos sonhos,os nossos projetos e nossos ideais, pensando no bem comum e no amor ao próximo.

Schcola Cantorum - Em seus depoimentos você sempre fala de seu amor à Nossa Senhora. Poderia resumir essa sua devoção à Mãe de Deus ?

Luciana Lemes - Nossa Senhora representa para mim o maior modelo missionário, modelo de fidelidade, de perseverança, de amor e de fé. Ela foi feliz porque acreditou no que Deus preparou para Ela. Ela deu o seu "sim'. É isso que Deus quer de nós, o nosso "sim". Então, Maria representa tudo isso para mim. Que pelo seu exemplo possamos dar o "sim" do nosso compromisso para com Deus.

Schcola Cantorum - Luciana, agradecemoms mais uma vez pela entrevista e por ter dado o seu testemunho. Muito trabalho pela frente, não é mesmo ?

Luciana Lemes - Eu é quem agradeço. O trabalho pastoral aqui desde que eu voltei do Santuário Nacional, tem sido triplicado. Espero ter ajudado, e no que precisar estamos à disposição. A nossa diocese fica ao lado do Rio, é a última diocese. Termino aqui compartilhando com vocês então o nosso "flyer" (*) sobre o órgão de Lorena.

Shcola Cantorum - certamente, publicaremos a matéria desse folheto no site "Schola Cantorum.


89 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page