top of page
Buscar

Coral S. Boaventura - Vozes que Fazem História



Coral São Boaventura com a Servas de Maria Auxiliadora

"Quereis cantar louvores a Deus? Sede vós mesmos o canto que ides cantar. Vós sereis o seu maior louvor, se viverdes santamente." (Santo Agostinho)

Recordando os "20 Anos"

Quando das comemorações dos 20 Anos do Coral São Boaventura da Paróquia de Nossa Senhora do Terço - Campos - RJ, em 2001, o Blog "Hinário Católico" publicou matéria, que transcrevemos aqui. O artigo cita as metas traçadas pelo Coral, sob regência de Antônio Maria Ribeiro Tavares, face ao momento festivo.

As metas não tinham somente por objetivo a celebração dos 20 Anos, mas deveriam servir de "motu proprio" do Coral. Assim, poderiam ser resumidas em: "incutir no cantor a importância da sua participação naquilo que a Igreja Católica tem como seu maior tesouro: a Santa Liturgia".

O Regente Antônio Maria, que contribuiu com essa publicação, revelou na época como essas metas deveriam ser colocadas em prática: "durante os ensaios relembramos tópicos de escritores piedosos sobre a Liturgia, a sua seriedade e verdadeira expressão dos Mistérios de Nosso Senhor Jesus Cristo."

"Em outras ocasiões, fazemos leituras espirituais sobre a vida monástica, para dar aos coralistas um sentido mais profundo sobre o canto gregoriano, o canto oficial da Igreja Católica."

"O estudo da língua latina foi intensificado no tocante à pronúncia, às traduções dos textos sagrados, para dar uma noção exata daquilo que a Igreja quer nos seus livros litúrgicos."

O regente enfatizou que no âmbito prático foram explicadas as regras para a composição de programas para as Santas Missas de acordo com o período litúrgico. "Um roteiro para os organistas foi montado para que estes tivessem uma base para a execução das peças de acordo também com o período litúrgico. "Grande valia teve nessa fase as anotações feitas num curso ministrado pelo R. Pe. Fernando Rifan, da União Sacerdotal S. João Batista Maria Vianey, onde foram explicadas com grande brilho toda a função do canto na Liturgia."

Fatos Extraordinários

O autor cita que na parte litúrgica aconteceram coisas extraordinárias. "Assim que encaminhava-se para a conclusão da ampliação da igreja-matriz (Igreja do Terço), o Vigário, P. José Gualandi, demonstrava o seu interesse em solenizar ao máximo tal evento. Para tanto, as cerimônias da benção da igreja e consagração do altar foram realizadas com toda a pompa. A cerimônia foi toda estudada, contando com a valiosa orientação do Pe. Claudiomar, para, em seguida, ser ensaiada. Nesse mesmo período outra comunidade amiga (Capela N.S. da Conceição), de Niterói, também concluía seu templo, e, mais uma vez o coral lá esteve."

Outros fatos marcaram os 20 Anos do Coral São Boaventura, dentre esses a prática do Canto das Vésperas, realizada no primeiro domingo de cada mês, oficiada pelo então Reitor do Seminário Pe. José Possidente (in memorian). As vésperas aconteciam antes da Missa das 18 horas.

Na época, o Coral São Boaventura, seguindo as orientações do Pe. José Possidente, mandou confeccionar livretos para a participação do povo, ao qual os membros do Coral se juntavam nos bancos da nave da igreja, para juntos cantarem as Vésperas.

Um Hinário Paroquial foi composto, partindo de uma seleção dos hinos mais comuns cantados na igreja, conforme cada tempo do Ano Litúrgico. Zeloso, como de costume, o Regente Antônio Maria se preocupou em colocar as partituras das melodias, impedindo assim os modismos e as diferenças na execução do canto e do acompanhamento. Esse trabalho do Coral São Boaventura foi muito elogiado pelos outros regentes, que solicitaram cópias dos livretos, utilizados ainda hoje. Mas, o fato relevante é que essa iniciativa, considerando-se os recursos da época, excedeu os anseios dos organistas e regentes com um material fácil de carregar e com um repertório bem conhecido.

O regente Antônio Maria, brincando com o feito disse: "O povo ainda está se acostumando, mas logo, logo acostumará."

Outros Objetivos

Outras metas, ações e comemorações pelos 20 anos do Coral S. Boaventura foram realizadas no decorrer no ano de 2001, que em resumo eram:

1. Implementação efetiva da participação dos fiéis no canto sacro e litúrgico, primeiramente na igreja paroquial, em seguida nas capelas e centros vinculados à Paróquia;

2. Organização do acervo do coral; informatização; divulgação na internet;

3. Gravação de CDs com cânticos populares, o que contou também com o apoio do Pe. José Possidente.

O Resultado Almejado

Na parte prática as metas deveriam refletir nas seguintes ações:

- Orientar os membros do coral nos princípios que regem a música sacra, a saber, período litúrgico, partes da Missa, escolha de hinos;

- Orientar os organistas quanto à sua função;

- Executar ao máximo os hinos em latim, litúrgicos ou não, nas missas dominicais

- Executar as músicas dentro do espírito pretendido pela Igreja, implementando a instrução dos fiéis nesse mesmo espírito;

- Catalogar o acervo para facilitar a pesquisa interna e externa, no local ou via internet

- Continuar a produção e gravação de CD’s de cânticos sacros e catequéticos.

Nossos parabéns ao Coral São Boaventura por dar continuidade a esses objetivos, pois somos testemunhas do que tem sido realizado, para maior glória de Deus e salvação das Almas.

"Cantate Domino canticum novum,

Cantate Domino omnis terra"


34 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page