top of page
Buscar

Hinário "Cantate Domino - Quaresma 2019"



É com grande satisfação que o Secretariado da Comissão de Música Sacra, coordenado pelo Pe. Renan Damaso, anuncia o novo Hinário para o tempo da Quaresma, com introdução e aprovação de Dom Fernando Rifan. A coletânea inclui os cânticos em gregoriano próprios do tempo litúrgico, cânticos populares tradicionais e peças polifônicas para coros mistos de duas a quatro vozes. Esta edição contemplou uma revisão completa das letras, a edição de partituras antigas para um novo formato e a inclusão de cifras como facilitador para os que utilizam esse método de acompanhamento. O trabalho de "cifragem" será continuado, pois esse tipo de edição requer conhecimento e tempo. A inclusão de repertório "novo", foi realizada para o enriquecimento da obra, considerando também peças de fácil execução.

Um dos destaques dessa edição se refere primeiramente ao hino de abertura "Adoramus te, Christe", composto por A. Concesa, nosso vídeo de capa. A peça traz de início a bela antífona "Adoramus te Christe" que comumente cantamos na Via Sacra " Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo." A construção melódica inicia-se com os sopranos e contraltos aos quais se juntam nos compassos seguintes os tenores e baixos, como que em lenta subida ao Monte Calvário, alternando a melodia pelo canto gregoriano de "O Crux ave spes única" - Salve ó Cruz, nossa única esperança" que se repete com expressiva e bela harmonia a quatro vozes. Assista o video "aqui"

O segundo hino em destaque "Quando Jesus morreu no Calvário", foi lançado como proposta de canto popular. Trata-se de uma versão do hino "Quand Jesus mourait" - extraída do repertório da Catedral de Notre Dame de Paris. Não obstante de ser apresentado como melodia francesa o hino traz referências do estílo "córsico", "Chant de Corse" que é próprio da Corsega - Itália, que influenciou o canto sacro no reinado de Luis XV (1643 - 1715).

Por fim, para ainda mais enriquecer o presente hinário, adicionamos mais duas opções para o Salmo 50 "Misere", um em latim e uma opção em vernáculo.

Como resultado esperamos o incremento do canto, uma melhor preparação de nossos cantores para o presente tempo litúrgico, onde é a voz que se sobressai com relação ao instrumento. Que essa voz seja sentida, que o canto seja a mais pura oração e convite à súplica e ao arrependimento e, que o povo católico se una a essas vozes com os mesmos propósitos, na expressão dos documentos da Igreja sobre o canto sacro na liturgia: "Que as suas composições se apresentem com as características da verdadeira música sacra, possam ser cantadas não só pelos grandes coros, mas se adaptem também aos pequenos e favoreçam uma ativa participação de toda a assembleia dos fiéis." (S.C. 121)


504 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page