top of page
Buscar

Coral Magnificat

Neste mês de Julho dedicamos um artigo ao Coral Magnificat de São Fidelis - RJ. O Coral foi fundado pelo padre Domingos Sávio Silva Ferreira, que na época era pároco coadjutor na Paróquia Pessoal de Nossa Senhora Aparecida em S. Fidelis - Rj. Padre Domingos Sávio, já idealizava há algum tempo formar um grupo de jovens que pudessem se dedicar ao canto litúrgico, porque até então não existia nem um pequeno coro formado por jovens em sua paróquia, embora o coral paroquial não exclua o convite às pessoas de todas as idades. Padre Domingos Sávio que todos bem conhecem, sabe como cativar. Quem resistiria a um convite seu ? Então, os trabalhos produziram frutos, mas por circunstâncias diversas o recém formado coral acabou atraindo às moças da paróquia. Como a ideia parecia dar certo, foram iniciados os ensaios. Logo, logo, as cantoras da Cidade Poema, como é conhecida São Fidelis, se animaram, sabendo que Padre Domingo Sávio gostaria muito de um repertório mariano, pois ele é devotíssimo de Nossa Senhora.


É nesse cenário que entra Marlene a futura regente. Marlene não pestanejou diante do convite que recebera para assumir a liderança do coral, mesmo sabendo das dificuldades e do desafio. Ela mesmo relatou: "Recebi o convite, cuja missão era transformar um desejo em realidade e aceitei, mesmo reconhecendo que não tinha capacidade para tão importante missão."


Depois de várias sugestões, o nome do coral foi finalmente escolhido pelo padre Gaspar, pároco da igreja de Nossa Senhora Aparecida. Com as bençãos de Nossa Senhora e as luzes do Divino Espírito Santo, o Coral Magnificat cantou a sua primeira missa no dia 8 de dezembro de 2017, Festa da Imaculada Conceição. No dia 16 do mesmo mês, após muitos ensaios, o Coral apresentou a primeira Cantata de Natal.


Depois do sucesso da primeira cantata, Marlene reuniu suas "magnificats", como ela carinhosamente as chama, e disse: "Vamos preparar outra cantata" . Assim, em maio de 2018 foi apresentada a Primeira Cantata de Nossa Senhora. Em junho de 2018, o Coral recebeu o primeiro convite para cantar uma missa em S. João da Barra - RJ, cujo objeto da celebração era a reinauguração do Altar Principal da Matriz de São João Batista, que passara por um trabalho de restauro. Esse altar tem relevância na história da paróquia, cuja igreja é um riquíssimo patrimonio histórico desse município e, que conserva as caraterísticas originais do Barroco Colonial da época de sua construção e ainda mantém os altares laterais em sua nave em forma de cruz.


"Esse convite foi muito importante, porque incentivou muito às jovens a se dedicarem mais, buscando um melhor canto para ajudar na piedade dos que estavam assistindo à liturgia", conclui Marlene.


Desde então o Coral Magnificat tem se dedicado aos ensaios para as atividade paroquiais, pensando também nas futuras cantatas. "É importante que os coros religiosos tenham esse objetivo bem claro, pois só assim, a missão dos corais será realmente comprida diante de Deus!" - conclui Marlene.


Em dezembro de 2018 o Coral Magnificat apresentou a Segunda Cantata de Natal. Foi um momento bonito, que permitiu a confraternização com os padres Gaspar e Domingos Sávio e o maestro Tom que muito colabora no acompanhamento do orgão. O coral Magnificat tem auxiliado o Coral Santa Cecilia, que é o coral oficial regido pelo maestro Tom.


Marlene relembra com alegria que a participação do Coral Magnificat em São João da Barra foi tao positiva que nesse ano de 2019 o Coral foi convidado para participar mais uma vez de uma missa cantata em honra de Nossa Senhora. Além da missa o Coral recebeu também o convite para apresentar um repertório de para coroação de Nossa Senhora, encerrando o mês mariano, já que era o último dia do mês, 31 de maio.


A história do Coral Magnificat não termina aqui nas letras do mundo virtual. No mundo real há muito trabalho pela frente: o Coral já está empenhado nos ensaios para as próximas festas liturgicas da Igreja. Que o exemplo do Coral Magnificat possa ser determinante para os coros que estão iniciando. Quando se trata da liturgia, não a concebemos sem o canto e o canto tem que ser belo, porque a beleza e harmonia muito contribuem para o Culto. Ad maiorem Dei gloriam.


6 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page