top of page
Buscar

Confraternização do Coral São Boaventura - Festa de Santa Cecília



No 22 de Novembro, último domingo depois de Pentecostes, o Coral São Boaventura se reuniu para uma confraternização, recordando Santa Cecília, padroeira dos músicos, cuja memória litúrgica é celebrada com missa própria das virgens e mártires nos dias feriais.


O Coral iniciou a sua manhã festiva com os cantos na santa missa das 7:00 Horas. Logo após, foi servido um café com convidados especiais, a começar pelo pároco Pe. José Gualandi, acólitos e apoiadores, todos os membros cantores, organistas e o regente Antônio Maria Tavares. Na mensagem de agradecimento o regente Antônio Maria enfatizou o caráter dessa comemoração com as seguintes palavras: " Nossa comemoração musical de ontem foi excelente. A começar pelo principal, a Santa Missa, e, em segundo lugar a confraternização e o ensaio. Agradeço a todos o empenho e dedicação. Mas, sempre lembrando que é apenas um passo. Procuramos sempre nos renovar e melhorar. Sempre agregando valores construtivos. Que continuemos no mesmo espírito de união e unidade fraterna sobrenatural, de dedicação, respeito e harmonia.'


Falando um pouco mais de Santa Cecília, devemos recordar que com Santa Inês e Santa Luzia, Cecília é uma das mais veneradas Santas desde os primeiros séculos da era cristã. Era de família nobre cristã e um dos seus grandes feitos foi atrair Valeriano e Tibério para o Cristianismo, os quais foram batizados. Com os dois, foi ela decapitada. Como o golpe não tivesse sido mortal, ainda viveu alguns dias, deitada em sua casa. Na mesma posição foi enterrada, e seu corpo foi assim encontrado, intacto, em 1599.


O introito da missa recorda a fé viva de Cecília: "Loquebar de testimonies tuis in conspectus regnum, et non confundebar"; "Eu falava de vossos preceitos diante dos reis, e não me confundia; e meditava em vossos mandamentos, que muito amei. Bem-aventurados os imaculados em seu caminho; os que andam na lei do Senhor." Já o Evangelho fala das virgens prudentes e imprudentes. As prudentes levaram óleo para abastecer suas lâmpadas quando no meio da noite chegasse o esposo, as imprudentes, não. Qual o significado deste óleo para abastecer a chama luminosa que permite caminhar no escuro? Sem dúvida é a fé que ilumina nossa vida, esta fé que age pela caridade e nos permite ir ao encontro de Cristo. Santa Cecília viveu pela fé e deu testemunho desta fé através do martírio.


Como reflexão trazemos um trecho de homilia de Dom Pedro Carlos Cipollini, Bispo da Diocese de Santo André - SP e Doutor em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, proferido no Mosteiro de São Bento de São Paulo em 22 de novembro de 2017, nessa igreja, em que o canto litúrgico e o órgão reverberam as expressões máximas do sagrado: "É certo que Santa Cecília é venerada por seu testemunho de virgindade e seu martírio, mas o que fez de Santa Cecília uma santa tão popular? Em uma legendária narração de seus sofrimentos se diz que, enquanto ela era atormentada...


“...se tocava uma música, mas ela cantava em seu coração somente para o Senhor”.

"A partir desta frase - conclui - "ela foi escolhida como padroeira dos músicos. Na realidade o verdadeiro músico não toca e canta somente no seu exterior, com suas habilidades artísticas, mas muito mais com seu interior. Somente quando uma música já foi assimilada no coração e na alma, ela vai ser expressa de verdade, com paixão; tanto pelo compositor como pelo seu executor.


Na homilia o pregador ressalta que "A musica é uma arte. A arte é um dos melhores meios de comunicação entre os humanos, porque a música é a única linguagem universal. A música como todas as artes deve ser comunicativa, mas também consoladora! E a verdadeira música é a que comunica e consola." "Alguém dizia que, <<a música é, depois do silêncio, o que mais exprime o inexprimível>>” (A. Huxley).


Sua conclusão: "Devemos pensar que o melhor instrumento musical é a voz humana, podemos concluir que o canto coral é de modo especial, o modo mais harmônico de cantar. O canto de fato nos eleva e nos descortina o horizonte da eternidade como reza o salmo: “Cantarei para sempre as misericórdias do Senhor!” (Sl 89, 1). Que Santa Cecília lá no céu una seu canto ao canto de todos que formam esta magnífica harmonia de vozes (...). Sejam todos abençoados e fortalecidos pela beleza e harmonia eternas que é o próprio Jesus que nesta santa missa se manifesta em sua Palavra, na Eucaristia e na beleza desta liturgia."


Parabéns aos Membros do Coral São Boaventura pela iniciativa e parabéns a todos os músicos da Administração Apostólica São João Maria Vianney.



 

Editor: Ricardo Morais

Fotos: Ricardo Morais

Agradecimentos ao Regente Antônio Maria Tavares


16 visualizações

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page