top of page
Buscar

Coral Filhos de Aparecida



O Portal Schola Cantorum entrevistou Amaro Elias, que é o regente do coral da Reitoria de Nossa Senhora Aparecida em Campos dos Goytacazes, igreja esta sob responsabilidade do Reitor Mons. José de Mattos.

COMO TUDO COMEÇOU


Portal Schola Cantorum: Qual foi o caminho trilhado até chegar à formação do Coral ?


Regente: Louvado seja N. Senhor Jesus Cristo ! Antes de começar a falar qualquer coisa gostaria de pedir orações pela perseverança na prática do bem e da virtude para sermos instrumentos úteis nas mãos de Deus.


Ao ser convidado pelo nosso queridíssimo Secretário para falar sobre o trabalho no coral, ficamos surpreendidos, mas aceitamos o convite para contarmos um pouco a história desse pequeno coral que auxilia os trabalhos de canto do nosso caro Monsenhor José de Mattos aqui na Reitoria de Nossa Senhora Aparecida em Campos dos Goytacazes.


Inicialmente, nossa participação se deu quando saía da reitoria o Frei João Paulo, atual Padre Júlio César e assumia o Pe Adriano. A ideia era auxiliar os trabalhos, pois existia uma organista que conduzia a difícil tarefa de manter um grupo de adolescentes fiéis a atividade de coral, principalmente quando o assunto era ensaios (ufa!!!).


Após um ano, saía o Padre Adriano da reitoria e assumia o Monsenhor José de Mattos. Ao mesmo tempo, por razões particulares, nossa organista também não pode continuar participando dos trabalhos no coro.


Assim, fomos convidados a esse compromisso de mantermos o funcionamento do grupo, fazendo os ensaios e conduzindo esse trabalho para realização dos cantos.


Confesso que não foi nem está sendo fácil. Não temos formação musical adequada para conduzir um coro da maneira como deve ser feito. Contamos sempre com a boa vontade das pessoas que tem a caridade de compreender que nem sempre o canto sai com deveria, e sempre contamos com o apoio daqueles que estão conosco.


FORMAÇÃO ATUAL E RECURSOS


Portal: Quantos membros possui a formação atual e quais recursos vocês possuem ?


Regente: Atualmente, nosso coral é pequeno. Conta no total com seis participantes. É um grupo nascente que precisa de muito trabalho para adquirir experiência e maturidade. Temos a gratidão pela participação constante de dois organistas experientes (Ricardo, nosso secretário e o nosso querido Brendel). Aliás, eles já prestam esse auxílio de longa data. Na parte de instrumentos, temos um teclado, Yamaha, três microfones, uma caixa e uma mesa de som adquirida recentemente pela igreja. Apesar de não termos um apoio técnico para regulagem do som, temos atendido aos anseios do reitor, que é a realização das transmissões das missas aos domingos.


No que diz respeito ao acervo disponível, o principal é o Cantate Domino e o Magnificat e, sempre que se trata de uma peça ausente, buscamos a impressão de partituras, seja pelo site oficial do Músicos da Administração Apostólica e em sites confiáveis para a inclusão nas pastas dos cantores.


O TRABALHO DO REGENTE


Portal: Amaro Elias, fale um pouco dos desafios à frente do projeto de música sacra nessa Reitoria


Regente: Bom, a condução dos trabalhos em um coral é cercada de desafios, requerendo não só um tanto de conhecimento técnico, mas humildade, saber lidar com o próximo, principalmente no preparo da voz e do corpo nos ensaio, conhecendo um pouco de cada um. Ali, somos todos voluntários por amor Deus, nos colocando a disposição para exercer um dom que recebemos, a voz. Depois, buscar o bem das almas dos nossos irmãos, transformando em som aquilo que está no texto sagrado. Assim, como os acólitos nas cerimônias, somos participantes diretos da ação litúrgica. E isso é muito elevado! Tem um valor imenso! Deus utiliza de nossa voz, ao reproduzirmos uma bela peça, como um canal de graças que certamente tocará muitas almas. Quem já não foi “vítima” dessa incursão divina ao ouvir uma bela execução?


OBJETIVOS ALMEJADOS


Portal: Como são estabelecidos os objetivos junto aos participantes?


Regente: Buscamos sempre ressaltar essa importância (de termos objetivos) junto aos participantes. Esse empenho. Essa consciência do bem que estamos sendo convidados a fazer. Sem ter em mira aplausos, vaidades, ostentação, mas fazendo o mais belo possível para Deus e bem dos irmãos, que abrirão seu coração por meio dos ouvidos, ou não ! caso o canto não cumpra o seu objetivo.


Como sendo um trabalho constante de aprendizado e aprimoramento, gostaria de sugerir aos nossos irmãos na música que estão à frente no conhecimento e experiência que utilizassem as ferramentas de internet hoje disponíveis, e realizassem trabalhos voltados à formação daqueles que desejam melhorar e se aperfeiçoar, mas, muitas pessoas, às vezes, não têm condição, ou não sabem a quem ou onde recorrer para isso. Não poderia deixar aqui mencionar o trabalho feito pelo fundador do blog Partituras Católicas, Junior Foggiatto, que infelizmente perdeu a vida num acidente automobilístico no dia 15/12/2020. Um trabalho valioso de instruções sobre órgãos - quem não assistiu sua instrução sobre o "Grand'Orgue", e as diversas publicações de vídeos e edições de partituras que serviram e servirão a muitos cantores? Igualmente, quando se trata de canto gregoriano, grande é o trabalho feito por Giovanni Vianini, Diretor da SCHOLA GREGORIANA MEDIOLANENSIS, Milão, Itália. E, para citar mais um exemplo, os trabalhos publicados pelos monges de Fontgombaut, que são fiéis ao método de Solesmes e outros.


CONSIDERAÇÕES FINAIS


Portal: O senhor gostaria de acrescentar algo para motivação dos demais músicos e cantores da nossa Administração Apostólica?


Regente: Há uns 15 anos ou menos, acredito, o acesso à informação era muito limitado, mas hoje as portas estão abertas, cabendo óbvio, saber onde, o quê será pesquisado e explorado e, se se vai beneficiar o coro e melhorar o canto.


Sem citar pessoas para não ser injusto, gostaria de enaltecer todos aqueles que se dedicam ao canto litúrgico, pois contribuem para um bem enorme junto aos ministros sagrados e aos irmãos. Que haja sempre um espírito de auxílio mútuo na busca de um canto que beire a perfeição.


“Quanto chorei ao ouvir, profundamente comovido, teus hinos e cânticos, que ressoavam suavemente em tua Igreja! Penetravam aquelas vozes em meus ouvidos e destilavam a verdade em meu coração. Acendia-se em mim um afeto piedoso, corriam-me lágrimas dos olhos e me fazia bem chorar.” (Santo Agostinho – citação feita por Sua Excia Revma Dom Fernando Rifan na apresentação da primeira edição do Cantate Domino).


Portal: Agradecemos a Amaro Elias a disponibilidade e presteza para essa matéria, desejando a todos os membros do Coral Filhos de Aparecida êxito na condução dos trabalho, para maior glória de Deus.


Salve Maria !

68 visualizações

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page