top of page
Buscar

Coral Maria Imaculada - 40 Anos





No último mês de outubro de 2020, o coral Maria Imaculada festejou os seus 40 anos, fazendo jus à tradição musical de uma paróquia que conserva o seu canto como “um tesouro de inestimável valor”, parafraseando o ensinamento que diz que “o canto deve exceder todas as outras expressões de arte”, enquanto esse canto sagrado “deve constituir parte necessária ou integrante da Liturgia solene” [*]


A história do coral teve início em 1980, com a chegada da família Laurindo, vinda de Santa Maria de Campos. Dom Fernando, na época Pe. Fernando, encontrou apoio em Maria José Laurindo, que juntava algumas moças para os ensaios e formação do grupo. Uma das cantoras é Fátima Pessanha que integra o coral até hoje.


Com alguns meses de preparo, o então pároco Pe. Fernando organizou a primeira apresentação, que ocorreu aos 22 de maio de 1980, em Santa Cruz, festa de Santa Rita de Cássia, sendo esse o marco de fundação do Coral, que primeiro recebeu o nome de Coral Santa Cecília.


O nome de Coral Maria Imaculada pertencia ao antigo coral do seminário. Maria José Laurindo obteve do pároco a permissão para uso desse título mariano. O coral evoluiu graças à dedicação de Maria José Laurindo e esforço de todos os membros.


Voltando um pouco ao passado, a história do Coral Maria Imaculada deve ser relembrada no seu contexto histórico. O coral era parte integrante da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário do Saco. Com a nova administração diocesana e as mudanças implementadas a partir de 1981, por D. Carlos Alberto Navarro (in memoriam), o movimento paroquial foi sendo desenhado em um novo ambiente onde dificuldades não faltaram.


Antes da construção da nova matriz o coral manteve suas atividades na nova sede paroquial no Centro Catequético Social Nossa Senhora de Fátima. A Capela de Nossa Senhora de Fátima era pequena e acolhedora, mas reservava um espaço cultural para a catequese, sendo também o local em que o coral se apresentava em ocasiões especiais, tendo à frente da regência Claudio Rangel.


No início dos anos 90, deu-se o começo da construção da nova Igreja, parte do Complexo Religioso-Educacional 13 de Maio. Alguns anos depois, já com a sua estrutura erguida, todos podiam observar um templo majestoso que, embora inacabado, abrigava todas as atividades da paróquia. Por vezes, sob frio e vento lá estava o coral, que se apresentava fielmente nos dias dedicados. A santa missa era celebrada inicialmente no térreo, hoje salão paroquial.


A segunda fase do coral contou com o apoio de Arindal Júnior, que se manteve à frente da regência durante 12 anos, isto é, de 2000 a 2012. Durante todo o período de gestão de Arindal Júnior, o coral se aperfeiçoou, cresceu em número de membros e em repertório, abrilhantando as principais celebrações da Paróquia do Coração Imaculado de Nossa Senhora de Fátima – Igreja Principal, com participação em cerimônias importantes, tais como as ordenações de ordens maiores e menores, as ordenações sacerdotais, tríduo de Corpus Christi, Semana Santa, Novena da Padroeira, Novena de São João Maria Vianney e outros eventos essenciais, tanto no âmbito paroquial social, quanto em eventos culturais, a convite.


Podemos destacar eventos de grande representação, tais como a participação Coral Maria Imaculada, na Cerimônia de Ereção Canônica da Administração Apostólica, em 18 de janeiro de 2002, que se deu pelo Decreto Animarum Bonum, concedido pelo Santo Padre João Paulo II; a participação do Coral no Congresso Eucarístico em Brasília e a Missa na forma Extraordinária na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, antiga Sé, no Rio de Janeiro, no ano de 2010.


No mesmo, ano outro evento marcante foi a celebração dos 10 anos de ereção da Administração Apostólica, quando o Coral iniciou os preparativos de repertório para o Solene Pontifical do dia 18 de agosto de 2010, data também de aniversário da sagração episcopal de D. Fernando Rifan.


Em junho de 2012 Daniel Rangel e Rafael Ferreira assumiram a herança deixada pelo Regente Arindal e toda gama de atividades, sem jamais deixar interromper a atuação do coral Maria Imaculada, que continua até hoje voltado para a vida pastoral da paróquia, em especial nas santas missas cantadas das festas solenes, cujo repertório é preparado com esmero, e que sempre traz algo novo. Na nova gestão, os períodos de intensos ensaios e apresentações durante o ano litúrgico são: Advento, Natal, Quaresma, Páscoa. As Cantatas de Natal têm sido um marco para a música sacra da paróquia, pois atrai muitas crianças e jovens e encanta pelo cenário, iluminação, a caracterização dos personagens do presépio e, claro, o canto natalino, executado com perfeição. Também nos tríduos de Corpus Christi, o Coral, com a devida permissão do Pároco Pe. Claudiomar, tem dado espaço a outros corais paroquiais para apresentação de seus repertórios na Santa Missa e Bênção do Santíssimo, fazendo assim um trabalho de integração.


No período de 2015 a 2018 o coral recebeu grande suporte de Daniel Soren, que atuou tanto na regência quanto na preparação vocal, sendo esse um período de grande aprendizado e crescimento no campo musical e de técnicas vocais.


Três anos mais tarde, em 19 de agosto de 2017, o Coral mais uma vez se destacou na missa pontifical celebrada por Sua Ex.ª Revmª Dom Giovanni d’Aniello, núncio apostólico do Brasil.

Em ambas as ocasiões das celebrações dos 10 e 15 Anos da Administração Apostólica o Coral Maria Imaculada fez um trabalho brilhante com execução de repertório impecável, que contou com a participação de membros de diversos corais da Administração Apostólica, bem como a participação do Coral do Seminário “Schola Cantorum São Gregório Magno”.


No ano em que o Coral Maria Imaculada celebra os seus 40 anos, coincide com problemas surgidos com a Pandemia do Covid19, que persiste desde fevereiro de 2020. A realidade enfrentada pelos membros do Coral Maria Imaculada é a mesma vivenciada pelos demais coros, sendo a ausência dos ensaios presenciais com todos os membros juntos o maior dos problemas. Tais fatos frustraram as tão desejadas apresentações e confraternizações. Mas, confiantes na Divina Providência e animados com os 40 anos, o coral se reuniu (em número reduzido) na Festa de Cristo Rei, no último 25 de outubro, celebrando de forma singela essa data tão representativa.


Os Regentes Daniel e Rafael Ferreira, ao ensejo dessa celebração agradeceram ao pároco, Pe. Claudiomar e a D. Fernando, por todo o incentivo, valorização do potencial humano e pelo apoio espiritual aos membros do Coral.


O coral conta atualmente com 26 membros, sendo 2 regentes, 9 sopranos, 5 contraltos,6 tenores e 4 baixos. O coral ainda mantém grupos menores para apoio ao canto, de forma a não sobrecarregar o grupo maior. Assim, o Grupo Angelus e o Coro Stella Maris se apresentam de forma alternada para abrilhantar as missas e cerimônias, hoje acompanhado pelo majestoso órgão de tubos Steinmeyer.


O Portal Schola Cantorum deseja aos caros Regentes e todos os membros do Coral êxito em seus projetos,

para que possam continuar com o seu belo canto, dando uma contribuição ainda maior para a Sagrada Liturgia.


______________________________________________________________________________

Editor: Ricardo Morais

Agradecimentos a: Daniel Rangel pelo levantamento de dados e Katia Miranda pela revisão.

[*] Sacrosanctum Concilium (SC n 112)

75 visualizações

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page