top of page
Buscar

Meditação para a Sexta Feira Santa







Féria de 1ª Classe- Missa Própria – Estação em S. Cruz de Jerusalém


O Ofício solene de hoje é celebrado na basílica chamada Santa Cruz em Jerusalém. Representa esta basílica a cidade de Jerusalém, e, conservando-se nela uma das principais relíquias do santo Lenho, mais particularmente relembra o lugar em que o Cristo foi crucificado. O imperador Constantino transformou o palácio de Santa Helena em igreja, agradecendo a vitoria que alcançara sobre seu adversário, “no sinal do Cristo”, em 312 .


 

Sexta-feira da Paixão e Morte do Senhor é o nome deste dia. Nele a Igreja não celebra o Santo Sacrifício da Missa. Em sinal de luto e para realçar mais a morte de Nosso Senhor na Cruz, ela congrega os fiéis em redor do Sumo Sacerdote que se oferece como Vítima pelos pecados do mundo. É dia de luto universal.

Nesta sexta-feira Santa, no alto da cruz, somos convidados a assumirmos a nossa humanidade e amarmos a Deus


O profeta Isaías, no capítulo 52, versículo 5, vai nos dizer: “Ele foi ferido por causa de nossos pecados e esmagado por causa de nossos crimes.”


A punição a ele imposta era o preço da nossa paz. Pelas suas feridas, fomos curados. Como celebrar bem este dia santo, colocando a nossa cruz na cruz do Senhor, nos permitindo sermos crucificados com Cristo no alto do Calvário, para ali estarmos com Ele e assim ressuscitarmos?


Deus ama o homem. Deus quer ser amado pelo homem. E o nosso pecado fere a Deus não pela questão do poder que o pecado em si tem, mas por causa do rebaixamento de Deus.


Nosso Senhor, ao assumir a condição humana, ao se encarnar no seio da Virgem Maria, Ele é o novo homem. E no alto da cruz, Ele é o homem que ama o Pai. Ele é o novo homem que ama a Deus. E nós precisamos, nesta sexta-feira santa e todos os dias, e devemos seguir este modelo: no alto da cruz, assumirmos a nossa humanidade e amarmos a Deus.


Faça o seu Ato de Contrição.


Padre, por que ele está ali?


Uma vez, eu encontrei uma criança na igreja onde eu trabalhava, e na sacristia havia uma cruz. E essa criança de cinco anos me perguntou assim: Padre, por que Ele está ali? E eu tentando explicar pedagogicamente para uma criança a catequese da cruz. Então, eu disse: está ali porque nós colocamos Ele ali, porque nós O machucamos.


E a criança então me respondeu: e tu, também O colocaste ali?


Este é o dia, irmãos e irmãs, para nós refletirmos e examinarmos o preço que Cristo pagou por nós. Nós valemos o sangue de um Deus crucificado. É um dia onde o silêncio reina, porque o Senhor está morto. O Criador. A vida está morta, mas irá ressuscitar. Essa é a nossa esperança!

A vida é mais forte que a morte. A ressurreição é mais forte do que o Calvário.


Irmãos e irmãs, nos coloquemos na cruz do Senhor. Beijemos esta cruz, este ato tão bonito desta celebração da Paixão. O beijo da cruz, a adoração à Santa Cruz.


Crucifiquemo-nos com Ele, porque se estivermos crucificados com Ele e Nele, nós iremos ressuscitar no próximo dia.


30 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page